Cuidados para guardar obras de arte e itens colecionáveis

 Em Artigos
armazenagem de obras de arte

armazenagem de obras de arte

Não importa se é apenas 1 peça ou uma coleção…

Apreciadores e amantes de obras de arte e itens colecionáveis sabem que muito além de um hobby, possuir estes bens exige muitos cuidados especiais, afinal trata-se de altos valores financeiros e também valores culturais e históricos.

Esculturas, telas, telas pintadas à óleo, objetos antigos da nossa História, merecem toda sua atenção desde o momento em que você as adquire. Escolher o local adequado para cada obra é fundamental, afinal você quer um ambiente arrumado e elegante, ao mesmo tempo que precisa conservar e cuidar de suas obras, que fazem parte do seu patrimônio.

Os principais cuidados com obras de arte estão relacionados à escolha do local onde ficarão e a limpeza delas:                            escultura

  • Tire a poeira diariamente com espanador de plumas macias. Evite panos úmidos e produtos de limpeza.
  • Ao pendurar quadros nas paredes, certifique-se que não passe nenhum encanamento nesta parede, para evitar umidade e danos caso haja algum vazamento.
  • Evite a exposição direta à luz solar ou luz artificial;
  • Mantenha-as em local fresco e arejado, e evite alterações de temperatura constantemente.

 

No caso de coleções, as mais comuns são de miniaturas , discos de vinil e  livros. Os mesmos cuidados exigidos pelas obras de arte, podem e devem ser aplicados também nestes itens.

Para guardá-los em casa ou até mesmo em um  self storage (caso não tenha espaço em sua residência), procure colocá-los em caixas plásticas, ou se possível em estantes de metal (caso fiquem expostos em sua casa), pois são mais fáceis de limpar e não atraem pragas, como traças e baratas.

miniaturas-de-carros

armazenagem de carros de miniatura

 

Se você possui estes itens de luxo, que muitas vezes são exclusivos e raros, em sua residência ou no seu escritório, e vai reformar o local, ou ainda mudar de endereço ou viajar por longo período, é necessário guardar as obras de arte em um local seguro e adequado, como um guarda móveis self storage, por exemplo.

Ao tomar esta decisão, lembre-se de proteger seus bens com plástico bolha, papel de seda ou espuma de nylon, para evitar danos durante o transporte e também durante a estadia no self storage. Evite caixas de papelão e fitas adesivas, pois podem danificar seus bens, manchando-os ou descascando-os.

Recomendado também o artigo sobre como um self storage pode ajudar no dia dia

 

Posts recentes

Deixar um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar