6 DICAS PARA ARRUMAR E MANTER A CASA ORGANIZADA

 Em Dicas

Trabalho, filhos, estudos, vida social… Em meio a todas as obrigações diárias, existe uma que pode ser motivo de dor de cabeça: arrumar a casa. Mas será que existe uma maneira de manter a ordem sem se estressar? Confira algumas dicas para inserir a organização na rotina.

  1. Administre seu tempo

Saber administrar o tempo que você tem é uma das maneiras mais eficazes para realizar todas as tarefas do dia (sem esquecer de reservar umas horinhas para cuidar e aproveitar a família). O importante aqui é definir um dia para realizar a limpeza de cada cômodo da casa. Dessa forma, você não ficará sobrecarregado em um dia inteiro de faxina. Aposte em uma agenda semanal, quinzenal ou mensal, com tudo que precisará fazer nesses períodos.

  1. Por onde começar?

Comece pelas roupas. Sempre coloque todas as roupas sujas em um cesto e defina os dias para lavá-las. Essa é uma etapa da organização relativamente fácil, pois você pode deixar as roupas lavando na máquina enquanto faz outras coisas e só se preocupará com elas novamente na hora de estender.

  1. Quarto

Normalmente os cômodos mais “escondidos” da casa são os quartos. Troque os lençóis e fronhas semanalmente, organize o guarda-roupa uma vez por mês (determine dias específicos para isso) e varra diariamente. O quarto é um lugar para descanso e merece estar sempre limpo e livre de poeira.

  1. Banheiro

O ideal é lavar o banheiro pelo menos uma vez por semana com produtos específicos (use luvas para que eles não agridam a sua pele). Atenção especial ao vaso sanitário que é mais propenso a criar bactérias.

  1. Sala

 

A sala é o lugar mais acessível da casa, portanto, deve estar sempre impecável. Afaste os móveis da parede para limpar os cantos e limpe os objetos da sala cuidadosamente com a ajuda de uma flanela ou escova, retirando todo o pó e sujeira do sofá, mesinha de centro, rack, etc.

  1. Cozinha

A limpeza da cozinha deve ser realizada diariamente por ser o lugar onde guardamos os alimentos. É muito importante que tudo esteja sempre muito limpo, para que as bactérias e insetos não tenham vez. Mantenha em sua geladeira apenas os alimentos frescos e procure guardar os restos do dia anterior em vasilhas de plástico com tampa. Saiba mais em Dicas práticas para organizar sua cozinha.

  1. Finalização

Agora que você limpou todos os cômodos, chegou a vez de limpar o chão da casa inteira. Se você tiver um aspirador, aspire toda a poeira, mas caso não tenha, utilize uma vassoura. Depois de ter tirado toda a sujeira, coloque seus produtos preferidos em um balde, tomando cuidado com a mistura de produtos com cloro, e passe um pano com essa mistura por toda a casa. Em seguida, passe um pano seco para garantir que o chão secará mais rápido.

  1. Mantendo a organização

Sempre que usar uma roupa ou objeto, devolva-o para seu lugar. Dessa forma você evitará que suas coisas comecem a se espalhar pela casa, causando o retorno da bagunça. Também não esqueça de seguir o cronograma criado por você para a execução das tarefas. Seu “eu” do futuro agradecerá!

Posts recentes

Deixar um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar