Decoração Minimalista: A beleza da simplicidade

 Em Dicas

De certo você já ouviu a expressão “menos é mais” (alô Masterchef!), um conceito que também pode ser aplicado à decoração de ambientes. Neste artigo nós vamos mostrar que uma decoração encantadora não precisa ter excesso de elementos e informações. Confira!

Antes de tudo, você precisa saber que a palavra minimalismo se refere a uma série de movimentos artísticosculturais e científicos do século XX que pregavam o uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão. Os movimentos minimalistas tiveram grande influência nas artes visuais, no design, na música e entre outras coisas.

O termo tem sido tão utilizado que quando pensamos em um espaço minimalista, logo imaginamos um ambiente contemporâneo, com paredes de cores neutras e poucos móveis – mas não para por aí! O termo “menos é mais” é levado tão a sério que as pessoas têm dado adeus ao excesso de mobília, eletrodomésticos e diversos outros utensílios que não possuem uma utilidade real.

Veja abaixo alguns elementos da decoração minimalista:

Cores – A paleta de cores usada na composição da decoração minimalista é um pouco restrita e deve transparecer neutralidade. Cores cruas (branco, preto e cinza), subtons das outras cores (tonalidades mais fracas, que podem ser afetadas pela mistura com o branco ou o preto), e tons pastéis.

Decoração minimalista

Decoração minimalista

Decoração minimalista

Mobília – O minimalismo propõe que os ambientes sejam decorados com poucas mobílias e design básico, ou seja, invista em móveis simples de qualidade e confortáveis.

Decoração minimalista

Decoração minimalista

Decoração minimalista

 

Iluminação – A iluminação é um elemento importante na decoração minimalista, mas não deve ser apenas um objeto decorativo. Para criar um ambiente perfeitamente iluminado, as lâmpadas e luminárias devem ser distribuídas por toda a casa em lugares estratégicos. Dê preferência às lâmpadas LED que são mais econômicas e têm uma longa vida útil.

Decoração minimalista
Decoração minimalista

 

Materiais e texturas – Madeira, vidro, inox, cromado, espelho, pele, mármore, granito, linóleo, pedra ou ladrilho natural, todos esses materiais são bem-vindos na composição da decoração.

Agora que você conheceu um pouco sobre o conceito, que tal dar uma geral na decoração da sua casa e tornar os ambientes mais modernos e aconchegantes?

Posts recentes

Deixar um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar