DICAS PRÁTICAS PARA ORGANIZAR SUA COZINHA

 Em Dicas

A bagunça na cozinha parece nunca ter fim? Confira essas dicas simples de organização para deixá-la sempre arrumada.

 

Menos é mais

Quanto mais utensílios uma cozinha tiver, maiores serão as chances dela ficar bagunçada. A dica aqui é: se desfaça daqueles itens que você não usa e elimine os objetos sem função.

 

Comece pelos armários de cozinha

Retire tudo o que tiver dentro dos armários e das gavetas para fazer uma limpeza geral. Passe um pano seco dentro do armário e do lado de fora um pano úmido com água e sabão neutro. Quando o armário estiver totalmente seco, reorganize todos os itens em ordem de tamanho e coloque-os de volta em seus devidos lugares.

 

Organize os acessórios

  • Deixe os acessórios que você mais usa em lugares acessíveis. Separe a louça usada no dia a dia (pratos, copos, talheres…), das usadas apenas em ocasiões especiais, e coloque-as nas prateleiras mais baixas do armário. As que são usadas apenas em momentos específicos podem ser armazenadas nas prateleiras mais altas.
  • Invista em ganchos e suportes suspensos, eles são muito práticos e ajudam a organizar os utensílios, como tampas de panelas, canecas, entre outros, que são mais difíceis de acomodar em prateleiras.
  • Utensílios de cozinha, como escumadeiras, conchas, peneiras, raladores, espátulas, pegadores, enfim, objetos grandes para gavetas, podem ser acomodados em cestas e colocados em cima do balcão. Dessa forma, os itens ficarão mais acessíveis na hora de cozinhar.
  • Separe um cesto sem tampa para armazenar os produtos de limpeza e guarde-o em lugar separado dos itens de cozinha. Reserve um compartimento do armário apenas para ele.

 

Atenção especial para a geladeira

A geladeira é uma das partes mais importantes da casa e merece uma atenção especial para estar sempre organizada.

  • Tire tudo de dentro da geladeira para fazer uma “inspeção”
  • Jogue fora os alimentos vencidos
  • Desligue a geladeira para que possa descongelar totalmente
  • Utilize algum produto específico para fazer a limpeza da geladeira e lave as prateleiras e peças destacáveis
  • Após terminado esse processo, devolva os itens para a geladeira

 

E por último, mas não menos importante, antes de começar a cozinhar, separe tudo que será necessário durante os preparos, desde os alimentos até as louças e utensílios, e disponha-os em cima do balcão. Essa prática evita a desorganização que costuma ocorrer quando deixamos para pegar os objetos enquanto estamos preparando as refeições.

 

Gostou das dicas? Então coloque-as em prática e deixe um comentário contando o resultado pra nós!

Posts recentes

Deixar um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar